sábado, 9 de março de 2013

AGRICULTOR DA CIDADE DE VÁRZEA NO SERIDÓ PARAIBANO INVENTA PLANTADEIRA MECÂNICO MANUAL PARA A CULTURA DO GERGELIM

O Plantio do gergelim que antes desta invenção era considerado um gargalo para os agricultores pelo fato de exigir bastante mão-de-obra (3  dias para plantar um hectare) cujo o plantio era realizado com auxílio de uma lata com furo presa a uma vara ou garrafa pet com a tampa furada. 

O agricultor Luiz Leme que trabalha com o gergelim a mais de 20 anos inventou uma máquina mecânica manual que reduziu este tempo de semeadura para apenas duas horas por hectare além de não ser mais necessário o desgaste  que leva cerca de 15 dias de trabalho de um homem para esta pratica.  

Em resumo, ficou mais fácil e mais barato para o agriculto familiar plantar o gergelim  nos dias de hoje considerando a pouca mão de obra na zona rural além  da diminuição considerável das despesa para produção  da cultura (diminuição de aproximadamente R$ 600,00 -18 dias/homem de trabalho do agricultor).                                                                                                                                                                  

O agricultor afirma que esta plantadeira já é utilizada por agricultores dos estados da Paraíba,  Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Goiás
BLOG JEFTE NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário