As obras da Transnordestina continuam
devagar quase parando. Em alguns locais, vagões de trens e caminhões
estão abandonados próximos aos canteiros de obras, como ocorreu entre
Serrita e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco (ver foto). “As obras
pararam em Salgueiro. O ritmo está lento desde março do ano passado”,
afirmou o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da
Construção Pesada (Sintepav) em Salgueiro, Luciano Silva. Em junho de
2006, quando foi iniciada a sua construção, a previsão era que a
ferrovia custaria R$ 4,5 bilhões e seria totalmente concluída até 2010.
“Atualmente, são cerca de 2 mil pessoas
trabalhando nos três Estados nas obras da ferrovia”, disse Luciano.
Somente para o leitor ter ideia, cerca de 11 mil homens atuavam nas
obras do empreendimento em 2010. Agora, as poucas obras que estão sendo
tocadas em Pernambuco estão em Arcoverde, Custódia e alguns municípios
do Arararipe, ainda de acordo com informações do Sintepav. Também
localizada em Salgueiro, a fábrica que vai produzir dormentes para o
empreendimento continua em funcionamento.
A Transnordestina terá 1.728 quilômetros
e vai ligar a cidade de Eliseu Martins (no Piauí) aos portos de Suape e
Pecém, no Ceará. Grande parte da obra está sendo feita pela Construtora
Odebrecht, mas a responsável pela implantação do empreendimento é a
empresa Transnordestina Logística S.A. (TLSA), que ganhou a concessão
para explorar a antiga Malha Nordeste, quando ocorreu a privatização.
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