segunda-feira, 18 de março de 2013

Pernambuco ganhará em maio novo centro para diagnóstico de câncer de mama

 / Alexandre Gondim/JC Imagem

Alexandre Gondim/JC Imagem

Os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) sobre a incidência de câncer de mama ainda são desanimadores, mesmo com tantas campanhas educativas sobre a doença. No Brasil, estima-se que 53 mil novos casos sejam diagnosticados este ano. E o Estado de Pernambuco tem uma taxa de 46,88 casos para cada 100 mil habitantes – ou 2.190 casos por ano. Preocupado com esses números, o Instituto Avon inaugura, no dia 22 de maio, em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama.

A unidade, que funcionará numa casa que está em reforma acelerada na Rua Francisco Alves (Ilha do Leite), é idealizada com base nos parâmetros dos demais centros de detecção apoiados pelo Instituto Avon em Salvador, Porto Alegre e Barretos (interior de São Paulo). “Através desse novo serviço, o Imip pretende reduzir em 30% o índice de mortalidade por câncer de mama das pacientes atendidas pelo serviço”, informa o diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani.

Ele acrescenta que a organização destinou R$ 2,6 milhões para o Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama. “Metade dessa verba foi destinada à reforma da casa; o restante, para a compra de equipamentos modernos e digitais”, frisa Lírio. Fazem parte da lista de aparelhos um mamógrafo de comando simples (para o exame preventivo e diagnóstico precoce do câncer de mama) e outro com estereotaxia – técnica que identifica a posição exata do tumor para a realização de biópsia e/ou retirada dele de forma precisa.

Graças a esse aparato, o serviço de mastologia do Imip (referência no Estado, com 25 anos de existência) passará a realizar 3.750 mamografias por mês – um número três vezes maior do que o atual. “A unidade em parceria com a Avon terá capacidade para receber 40 pacientes diariamente para triagem”, diz a coordenadora do Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, mastologista Isabel Cristina Pereira.(JC ONLINE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário