sábado, 27 de julho de 2013

Como agendar postagens no Facebook e Twitter

Com alguns passos muito simples podemos agendar posts para que você não fique 24h por dia no trabalho. Lembrando sempre dos cuidados para não robotizar seu relacionamento com o Fã.
Trabalhar nas redes sociais de sua empresa parece ser algo simples, mas requer certos cuidados importantes para manter um relacionamento aberto com seus clientes ou fãs. Para isso, você precisa ter uma Fanpage no Facebook ou um perfil no Twitter.
No primeiro, o método já teve de passar por procedimentos externos ao site para realizar um post programado - onde você precisava de algum programa para agendar uma postagem. Entre eles estão: Tweetdeck e Hootsuite. (ambos servem para postar tanto no facebook como no twitter) O Hootsuite inclusive é capaz de suportar até cinco serviços interligados: Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn e Evernote. Com estes programas você pode programar postagens para qualquer hora do dia ou noite e postá-los simultaneamente.
Foi então que a empresa de Mark Zuckerberg pensou nas empresas que utilizam da rede social para manter uma ligação com a clientela ou amigos e, criou a ferramenta interna para programar postagens para até daqui seis meses. E é isto que nós vamos ver agora.

Facebook

Tenha uma Fanpage na rede social.
Fanpage do Oficina da Net
Fanpage do Oficina da Net
A página inicial de uma Fanpage é muito semelhante à visualização de perfil de qualquer pessoa. Ali vemos as postagens recentes, alinhadas sequencialmente pela “linha de tempo”.
Timeline da página
Timeline da página
Vamos até a caixinha para registrar um status, ou fazer uma postagem normal como no seu perfil pessoal.
Atualização de status
Atualização de status
Estudos e testes dizem que a melhor postagem é composta de imagem e texto. Faça a postagem da maneira que preferir. Cuide sempre para não robotizar suas postagens, colocando sempre da mesma forma e com o mesmo conteúdo.

Agendando

Escreva o que você deseja postar, escolha uma bela foto e atente para a barra inferior (onde está localizado o botão Publicar). Há ali três opções de botões: Agendamento, Direcionamento, e Localizador.
Clique no botão ilustrado com um relógio e então complete com a data: Ano, Mês, Dia e Hora que você quer que a postagem seja efetuada. Obs: O Facebook permite que você agende postagem com no mínimo 10 minutos de antecedência da hora desejada.
Tão logo você clicar em “Publicar”, um pequeno aviso irá aparecer mostrando a postagem que você acabou de agendar. Confira e clique para fechar ou você pode visualizar as outras publicações que estão agendadas. Publicação agendada
Publicação agendada
Por fim você pode acompanhar as postagens que agendou e também todas as publicações. Confira na imagem abaixo.

Twitter

Nós do Oficina da Net já listamos aqui uma série de 6 programas para gerenciar contas de twitter. Na ocasião levantamos estes exemplos para que você pudesse controlar ao mesmo tempo uma ou mais contas de twitter, como ocorre quando você possui seu perfil na rede social mas também precisa atualizar a conta de sua empresa. Para isso existe na internet uma grande mochila de programas especializados em realizar este serviço.
Um dos mais utilizados é o Hootsuite. Com ele não é preciso fazer download de um software, o processo ocorre todo em seu Browser.
Crie uma conta, cadastre seu twitter ou o de sua empresa. Com tudo pronto, clique no campo para escrever uma mensagem. Escreva o texto e atente para os 140 caracteres permitidos pelo twitter. Você também pode adicionar um link no campo destacado.
Feito isto, clique na imagem do canto inferior direito representada por um pequeno calendário. Ali você pode determinar a data e horário para postar no twitter. Caso desista ou resolva adiar esta publicação, é possível também salvar como rascunho.
Você pôde ver na imagem acima que o Hootsuite também permite que você selecione quais redes sociais você deseja postar, neste caso estavam programadas o Twitter e também o Google Plus.

Tweetdeck

O Tweetdeck é outro bom amigo quando se trata de postagens programadas no Twitter. Ele é igualmente grátis como o Hootsuite. Pode ser usado como programa instalado no computador e também possui conectividade com o Google Chrome, através de uma extensão simples mas que atende muito bem ao que lhe é proposto. Vamos lá?
Vou mostrar aqui como exemplo na extensão do Chrome, mas funciona igualmente na versão para desktop. Reitero que estes e outros programas para gerenciar contas de Twitter estão neste artigo AQUI, então se você está meio perdido, acesse e confira.
Olhando para sua timeline, vemos que no cantinho superior esquerdo da tela, há um botão azul com uma espécie de "pena". Este botão é onde você clica para escrever uma postagem. Clique e veja as opções muito semelhantes às que apareceram para programar a postagem no Facebook. Preencha com o texto desejado e clique no relógio para marcar a data e a hora da publicação.
O Tweetdeck cria automaticamente uma nova coluna de tweets denominada Scheduled (agendados). Nesta coluna você pode controlar o material que está programado para ser twitado.
Estes são apenas exemplos dos muitos modos e programas que são bons amigos na hora de programar postagens de sua empresa no Twitter. Bom trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário