quinta-feira, 7 de março de 2013

AFOGADOS DA INGAZEIRA: POPULAÇÃO VAI PODER PARTICIPAR DA GESTÃO DA SAÚDE

Uma das principais diretrizes da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, na gestão do Prefeito José Patriota, será a participação da população nos rumos e decisões do governo. Como Patriota gosta de dizer, o povo precisa “tomar de conta” da gestão.
 
Neste sentido, o Secretário de Saúde, Gildázio Moura, iniciou ontem esse importante processo, com a primeira reunião para instalação dos conselhos gestores da saúde, nos bairros de Afogados e nas comunidades da Zona Rural. A reunião aconteceu no salão paroquial e envolveu representantes dos bairros São Francisco e da Vila Bom Jesus.
 
Na ocasião, Gildázio fez um balanço das ações da secretaria nesses primeiros dois meses e apresentou as metas da gestão no setor. A redução das filas na marcação de consultas com especialistas e de exames clínicos, a melhoria nos serviços do transporte fora do domicílio (TFD) e nas instalações da casa de acolhimento em Recife, a retomada do serviços de especialidades odontológicas, dentre outros assuntos, foram relatados pelo Secretário.
 
Segundo ele, os conselhos gestores serão instalados nos bairros e comunidades e irão contar com 50% de participação da população, eleita de forma direta, e os restantes 50% divididos entre profissionais de saúde e gestores da saúde municipal. “Através do conselho, a população vai ficar sabendo o quanto gastamos, como gastamos e o que estamos fazendo para melhorar a saúde. Além disso, ela vai poder cobrar e reivindicar, além de nos ajudar a definir os rumos da gestão da saúde,” informou Gildázio Moura.
 
Outra atribuição importante do conselho gestor, é que, através dele, a Prefeitura vai poder identificar os principais e mais frequentes problemas de saúde que afetam aquela área, e junto com o povo, traçar estratégias melhores para enfrentar o problema. O Conselheiro Tutelar, Milton Antônio, o popular “miltinho”, elogiou a iniciativa. “Será um instrumento importante para dialogarmos com a gestão e contribuirmos com a solução dos problemas que nos afetam,” afirmou Miltinho.
 
Na reunião, Gildázio convocou a população para ser parceira na preservação do patrimônio público que é a academia das cidades instalada no bairro do São Francisco, constantemente depredada por vândalos. “Aquele espaço foi construído com dinheiro público, dinheiro do povo. Ele precisa ser preservado como importante espaço de convivência social e promoção de saúde para a comunidade,” declarou o Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira.
 
Plenária com lideranças urbanas e rurais – com o objetivo de fortalecer ainda mais a participação popular na gestão, o Prefeito José Patriota informou que a reunião com as lideranças comunitárias, urbanas e rurais, acontecerá no próximo dia 12 de março. O objetivo é discutir com a população, os rumos e as diretrizes da gestão municipal. O encontro terá início a partir das 8h e será no auditório do Centro Tecnológico. ASSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário