quinta-feira, 7 de março de 2013

Médico triunfense alerta para uso de anabolizantes

Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito se tornou moda. Uma moda que leva muitas pessoas a tomarem certos tipos de medicamentos e drogas sem auxilio de um profissional. Algumas pessoas, que não aceitam o próprio corpo, e querem se tornar mais “fortes” e musculosas, acabam fazendo uso de anabolizantes sem saberem as consequências que o uso desse hormônio poderá acarretar em um futuro bem próximo.
 

Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados, principalmente, a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. A maioria desses hormônios são usados exclusivamente para tratamento de algumas
disfunções hormonais ou desgaste muscular e deve ser prescrito pelo médico. O uso indiscriminado leva a sérias complicações, que podem levar até a morte.

 

Homens e mulheres que fazem uso dessa droga têm como consequências aumento nos pelos do corpo e rosto, acne, queda de cabelo, engrossamento da voz, irregularidade nos ciclos menstruais, disfunções testiculares, como redução na produção de esperma; alterações comportamentais e de humor, impotência sexual, hipertensão, ataques cardíacos. Nos homens ainda observamos a ginecomastia (desenvolvimento dos seios).
 

Em alguns casos, a má aplicação do anabolizante pode levar a formação de abscessos que podem levar a perda do músculo ou podem levar a situações mais graves, como amputação do membro ou até a morte.
 

Para manter um corpo saudável e "musculoso" não existe fórmula mágica, existe sim dedicação, um bom acompanhamento com um profissional de Educação Física, uma alimentação rica em todos os nutrientes e na quantidade certa. Com isso você manterá sua forma, com saúde e sem riscos.
 

Antonio Eduardo de Melo Filho (Toninho Melo), é médicoe reside em Triunfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário