segunda-feira, 11 de março de 2013

Pescadores são beneficiados com ação de peixamento em Jucazinho

“Vai melhorar! Quando esses peixes crescerem, vai melhorar a pesca aqui na região”, comemorou seu Manoel Edson. O pescador, de 54 anos, é um dos 200 beneficiados com o peixamento de 60 mil alevinos, realizado no último sábado (9), no açude de Jucazinho, em Riacho das Almas, Agreste do Estado. A ação, que tem o objetivo de estimular a piscicultura, é desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF).

Na ocasião, estavam presentes, o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, o secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do Prorural, Aldo Santos, o prefeito de Riacho das Almas, Mário Mota, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé, além de representantes de movimentos sociais.

De acordo com Aldo Santos, só no ano passado foram introduzidos 200 mil filhotes de peixe em Jucazinho, que somados aos 60 mil, vai garantir o alimento para os pescadores artesanais que vivem no entorno da barragem. “A nossa previsão é de chegarmos a 1 milhão de alevinos depositados nesse açude, o que vai gerar renda complementar, movimentando, assim, a economia local. A ação também viabiliza o acompanhamento sistemático da produção e garante a segurança alimentar desses pescadores”, destacou, Santos.

 Para o prefeito do município, Mário Mota, as atividades de peixamento são importantes por renovar os estoques de peixes nos açudes. “Jucazinho é muito grande e extensa, e, nos últimos dias, notamos a diminuição da quantidade de peixes no reservatório. Esse trabalho é muito importante porque garante o peixe para o pescador”, observou Mota.

Entre as espécies inseridas em Jucazinho estão Tambaquí, Tilápia e Carpa prateada. A escolha se deu mediante pesquisa desenvolvida pela Unidade de Pesca da SEAF. A população de tilápia vai atuar com reprodução periódica, facilitando o equilíbrio biológico. Já os tambaquís, no controle de caramujos, melhorando a qualidade da água. E as carpas prateadas vão contribuir na alimentação planctônica.    
 
 
 http://www.blogdosertao.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário