quarta-feira, 26 de junho de 2013

Joaquim Barbosa diz que não vai se candidatar à presidência da Republica

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou nesta terça-feira (25) que vá se candidatar nas próximas eleições. “Eu não tenho a menor vontade de me lançar candidato”, afirmou.

O ministro foi apontado em pesquisa divulgada na semana passada como o favorito para disputar a Presidência da República entre os manifestantes que foram às ruas de São Paulo, com aproximadamente 30% da preferência popular. “Eu me sinto extremamente lisonjeado, apesar de não ter feito qualquer campanha política. É excelente para a minha pessoa e histórico. Mas são manifestações espontâneas e de certas camadas da população brasileira”, minimizou.

Ele se disse a favor de candidaturas avulsas nas eleições. “Já que a nossa democracia peca pela falta de identidade entre eleito e eleitor, por que não permitir que o povo escolha diretamente em quem deve votar? Por que essa intermediação por partidos políticos desgastados, totalmente sem credibilidade?”, questionou.

Segundo ele, algumas democracias admitem o voto avulso “e com sucesso”. “Acho que a sociedade brasileira está ansiosa por se ver livre pelo menos parcialmente desses grilhões partidários que pesam sobre o seu ombro”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário