quarta-feira, 5 de junho de 2013

Michael Douglas nega que atribuiu câncer a sexo e jornal publica áudio


Assessor diz a agência que ele não ligou sexo oral a motivo de seu câncer. 'Guardian' mostra trecho de conversa que cita HPV como causa da doença.

Michael Douglas
Foto: Loic Venance/AFP
Um porta-voz de Michael Douglas negou nesta segunda-feira (3) que o ator veterano de Hollywood tenha atribuído o câncer de garganta do qual sofre ao sexo oral, como teria dito em entrevista ao jornal britânico "The Guardian". O jornal, em resposta, publicou um trecho de entrevista que contradiz o assessor.
O porta-voz disse que o ator, de 68 anos, havia discutido o vínculo entre cânceres orais e sexo oral, entre outros fatores de risco, porém sem se referir a seu próprio caso específico.

Em resposta à afirmação do porta voz, o jornal publicou um trecho em áudio de suposta entrevista com Douglas em que o ator diz que a cunilíngua foi causa da doença. O trecho da gravação termina com risos.

"Você sente, em retrospectiva, que você sobrecarregou seu sistema? Sobrecarregou seu sistema com drogas, cigarro, bebida?", diz o entrevistador do jornal no trecho divulgado. A resposta é: "Não. Não. Sem ser muito específico, este tipo particular de câncer é causado por algo chamado HPV, que na verdade vem da cunilíngua (termo que significa sexo oral feito pelo homem na mulher)". No final da gravação aparece uma risada.

"Michael não disse que a cunilíngua foi a causa de seu câncer", afirmou às agências France Presse o porta-voz, Allen Burry, referindo-se à entrevista concedida pelo ator ao respeitado jornal. Ele também fez a afirmação à agência Associated Press.

"Ele certamente falou de sexo oral no artigo e o sexo oral é uma causa suspeita de alguns cânceres orais, como os médicos do artigo pontuaram. Mas ele não disse que foi a causa específica de seu câncer", acrescentou.

Segundo a entrevista publicada no "The Guardian", Douglas, que interpreta o pianista homossexual Liberace em "Behind The Candelabra", dirigido por Steven Soderbergh, afirmou que seu câncer foi causado pelo papilomavírus humano (HPV).

"Esta é uma causa de cânceres orais? 
Sim
, além do álcool, do tabagismo, do estresse, da poluição. Todas estas são causas de câncer oral", disse o porta-voz. "Ele disse especificamente que esta foi a causa de seu câncer? Não", reforçou.

Duas vezes ganhador do Oscar, o ator revelou em 2010 que lutou contra um câncer, mas derrotou a doença graças a um extenuante tratamento de quimio e radioterapia.

"Eu preciso fazer exames regulares - agora a cada seis meses -, mas há mais de dois anos está tudo bem", afirmou ao Guardian. "E com este tipo de câncer, em 95% das vezes ele não volta", emendou.
Estudos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Malmo e do The New England Journal of Medicine sugerem uma correlação entre sexo oral e câncer de garganta.

A infecção por HPV também é a causa de 99% dos casos de câncer de colo do útero, segundo estudos com base em dados do Serviço de Saúde Britânico (NHS).



G1/ France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário