Uma resolução da Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no "Diário Oficial
da União" desta segunda-feira (18) suspende a fabricação, a
distribuição, a venda e o consumo de lotes dos produtos com soja da
marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos. A medida atinge
apenas uma das 11 linhas de produção de Ades da fábrica de Pouso Alegre
(MG). Segundo a resolução, a medida foi tomada "por suspeita de [os
produtos] não atenderem às exigências legais e regulamentares da
agência". A Anvisa afirmou que a medida é temporária e que foi adotada
como precaução. Nesta segunda, a vigilância sanitária do estado de Minas
e da cidade de Pouso Alegre fará inspeção na fábrica. "Caso seja
verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado e que não
atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente,
liberados pela Anvisa", disse a agência, em nota. A Anvisa afirma que o
consumidor que tiver comprado os produtos não deve consumi-los. Em caso
de queimaduras ou outro sintomas, a orientação é que o consumidor
procure imediatamente atendimento médico. Em nota, a Unilever informou
que o problema de qualidade "limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã,
1,5 litros, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso
Alegre". Segundo a empresa, desde o último dia 13, nenhum produto
fabricado nessa linha de produção – que está inativa – foi distribuído
ao mercado. A companhia informou ainda que já identificou a causa do
problema de qualidade e implementou as medidas corretivas
correspondentes, "incluindo a retirada do mercado das unidades
produzidas na linha TBA3G". Os lotes fabricados na linha de produção
afetada podem ser identificados pelas iniciais "AG" no número do lote.
"Todos os demais produtos ADES não correspondentes aos lotes com
iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas
condições para consumo", afirma a Unilever.
Recall do suco de maçã
Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com "cerca de 96 unidades do produto Ades Maçã 1,5 l". "Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura', afirmou a Unilever, em comunicado. "A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos". Na ocasião, procurada pelo G1, a Unilever informou que a empresa estava colaborando e oferecendo todas as informações solicitadas pela Anvisa e que a fábrica de Pouso Alegre estava aberta para receber a inspeção da Vigilância Sanitária. No dia seguinte, a Anvisa informou que solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais que realizasse inspeção sanitária na fábrica da Unilever, na cidade de Pouso Alegre, onde foi fabricado o lote de suco Ades de maçã envasado com solução de limpeza.
Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com "cerca de 96 unidades do produto Ades Maçã 1,5 l". "Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura', afirmou a Unilever, em comunicado. "A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos". Na ocasião, procurada pelo G1, a Unilever informou que a empresa estava colaborando e oferecendo todas as informações solicitadas pela Anvisa e que a fábrica de Pouso Alegre estava aberta para receber a inspeção da Vigilância Sanitária. No dia seguinte, a Anvisa informou que solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais que realizasse inspeção sanitária na fábrica da Unilever, na cidade de Pouso Alegre, onde foi fabricado o lote de suco Ades de maçã envasado com solução de limpeza.
Recomendação ao consumidor
Os produtos do lote de maçã com problema foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Segundo a empresa, a falha identificada "já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos". Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 08h00 às 20h00, ou pelo e-mail sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.
Os produtos do lote de maçã com problema foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Segundo a empresa, a falha identificada "já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos". Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 08h00 às 20h00, ou pelo e-mail sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.
14 consumidores relataram problemas
Segundo a Unilever, até a manhã dessa sexta-feira (15), 14 consumidores tinham entrado em contado com a empresa para relatar problemas com o produto de maçã. "Dos catorze atendimentos já realizados pelo SAC, doze já receberam atenção médica adequada e estão sendo acompanhados e dois não aceitaram", informou a Unilever. Segundo a empresa, os clientes atendidos relataram queimaduras na mucosa, enjoo e náusea. Ainda segundo a Unilever, todos já receberam atendimento médico, sem necessidade de internação. O Procon-SP informou que também está acompanhando o caso. "A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor", afirmou o órgão. O Procon lembra ainda que os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar "por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos".
Segundo a Unilever, até a manhã dessa sexta-feira (15), 14 consumidores tinham entrado em contado com a empresa para relatar problemas com o produto de maçã. "Dos catorze atendimentos já realizados pelo SAC, doze já receberam atenção médica adequada e estão sendo acompanhados e dois não aceitaram", informou a Unilever. Segundo a empresa, os clientes atendidos relataram queimaduras na mucosa, enjoo e náusea. Ainda segundo a Unilever, todos já receberam atendimento médico, sem necessidade de internação. O Procon-SP informou que também está acompanhando o caso. "A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor", afirmou o órgão. O Procon lembra ainda que os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar "por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos".
Fonte: G1
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