segunda-feira, 18 de março de 2013

Campanha para combater verminose e hanseníase é lançada em PE

Mais de 90 municípios pernambucanos vão receber uma campanha do Ministério da Saúde de combate à hanseníase e à verminose a partir desta segunda-feira (18). O objetivo do Governo Federal é identificar os casos suspeitos das duas doenças em estudantes de escolas públicas de 5 a 14 anos e em pessoas de comunidades. A campanha vai até o dia 22 de março.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que os casos registrados das duas doenças em Pernambuco podem diminuir com a campanha. “Há como melhorar sim. Nós teremos durante essa semana tanto prevenção – ações que vão fazer com que as crianças aprendam como se proteger da verminose, que são as lombrigas, com medidas simples: não andar descalço, lavar as mãos, comer alimentos sempre bem cozidos – e vamos também fazer um grande diagnóstico de hanseníase”, disse o secretário.
Jarbas lembra que a hanseníase é transmitida facilmente de uma pessoa para outra. “Quando há um caso de hanseníase em uma criança, é porque a comunidade que está com a doença não está se tratando”, falou.
A campanha visa também alertar a população para que sejam identificadas características das doenças. “As verminoses podem ficar durante muito tempo sem um sinal muito forte, mas podem produzir anemia, retardar o desenvolvimento físico e intelectual da criança, atrapalhando inclusive o desempenho escolar dela. No caso da hanseníase, o sintoma mais comum é uma mancha, que pode ser esbranquiçada, avermelhada, em qualquer parte do corpo, e tem uma característica, uma sensibilidade ao calor reduzida, como se houvesse uma dormência”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário