domingo, 19 de maio de 2013

Governo sabia que ia cair um toró no Recife

O Governo do Estado estava ciente das fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife (RMR). A informação veio do secretário estadual da Casa Civil, Tadeu Alencar. Em entrevista coletiva na tarde da sexta-feira (17), o dirigente disse que o Executivo estadual não fez divulgação alguma sobre as quedas d'água para não causar pânicos nos moradores do Grande Recife. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Defesa Social, foram registrados 169 pedidos de ocorrência e oito deslizamentos, desabamentos e desmoronamentos.

As chuvas foram tão fortes que, das 5h às 9h, a quantidade de água atingiu os 110 milímetros (mm) na RMR, representando 47% da média mensal, que giram em torno de 320 mm. Um dos fatores que mais contribuíram para esta situação alarmante foi o pico da maré, que chegou a 1,8 metros por volta das 9h e que deve se repetir por volta das 20h30. E deve continuar a chover neste final de semana no Recife.
"O ponto nevrálgico é que as precipitações coincidiram com a maré alta e isso causou muitos transtornos, como os alagamentos. A tendência é que, com a baixa da maré, ocorra também o rebaixamento dos níveis dos rios e canais", declarou o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.

Curiosamente, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que tinha emitido um alerta à Prefeitura do Recife (PCR) sobre as fortes precipitações que iriam cair na Capital. Por outro lado, o Executivo municipal disse que recebeu um comunicado no qual constava que as chuvas seriam de leves a moderadas. Da redação com informações do PE247

Nenhum comentário:

Postar um comentário