terça-feira, 26 de março de 2013

Confronto em reintegração de posse deixa feridos na Zona Leste de SP

Duas pessoas ficaram feridas no conflito desta manhã.
PM estima que 1,7 mil morem no terreno invadido há cerca de 1 ano. 

Mulher deixa o terreno com filho ao colo durante ação policial no Jardim Iguatemi (Foto: Peter Leone/Futura Press/Estadão Conteúdo) 
Mulher deixa terreno com filho durante ação policial (Foto: Peter Leone/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O confronto entre policiais militares e moradores de um terreno invadido deixou dois feridos na manhã desta terça-feira (26) durante a reintegração de posse na Avenida Bento Guelfi, no Jardim Iguatemi, na Zona Leste de São Paulo.
Segundo informações da Globonews, um homem teve um ferimento na perna e uma mulher foi ferida no peito. Ela precisou receber massagens cardíaca para ser reanimada.
Os moradores protestaram contra a reintegração do terreno, que tem cerca de 130 mil metros quadrados, desde o início da manhã. No começo da manhã, os moradores ficaram perfilados, formando um cordão de isolamento, e a PM chegou a utilizar bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes e os moradores se refugiavam nas casas para escapar das bombas de efeito moral e do spray de pimenta lançados, de acordo com a Rádio CBN.
saiba mais
Houve muita correria. A confusão também chegou às ruas próximas. Um ônibus deu ré na Avenida Bento Guelfi na tentativa de evitar o tumulto. Neste horário, moradores retiravam seus pertences.
A estimativa da Polícia Militar é que 1.700 pessoas habitem no terreno. Há cerca de um ano, 800 casas de alvenaria começaram a ser construídas.
mapa reintegração de posse VALE ESTE (Foto: Arte/G1)
Quando a área foi invadida, os moradores pensaram se tratar de um terreno da Prefeitura de São Paulo. No entanto, o proprietário conseguiu na Justiça o direito de retomar a posse.
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o processo de reintegração de posse foi movido pelo dono do terreno, Heraclides Batalha de Camargo Filho, contra a Sociedade Amigos do Jardim Alto Alegre. Perguntado se havia tentado negociar com as famílias, o proprietário respondeu: "como, eles são invasores. Eles invadiram a minha terra", disse Heráclides Filho.

Os advogados das partes foram procurados pelo G1, mas até as 11h não comentaram o assunto.
A defesa dos moradores busca apoio político. "Nós estamos aguardando os meios e estamos buscando também ajuda política para tentarmos conversar e termos uma medida que não seja tão prejudicial às famílias", diz Ricardo Sampaio, advogado da associação dos moradores.
Moradores protestam contra a chegada da polícia para a desocupação (Foto: Peter Leone/Futura Press/Estadão Conteúdo) 
Moradores protestam contra a chegada da polícia para a desocupação 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário