quinta-feira, 7 de março de 2013

Integração do Rio São Francisco vai levar água para população ribeirinha



Cerca de R$ 14,5 milhões serão destinados à construção de sistemas de abastecimento em 325 comunidades próximas aos canais
O Ministério da Integração Nacional destinou R$ 14,5 milhões ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para licitação de projetos executivos que vão permitir a construção de sistemas de abastecimento de água em 325 comunidades.  As ações atendem a localidades de 12 municípios de Pernambuco, no Sertão do Moxotó e Central, além de cidades do Ceará e da Paraíba.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Francisco Teixeira, o projeto foi pensado para que as populações rurais tenham o abastecimento de água potável a partir da água transferida pelos canais da transposição do rio São Francisco. “Após a licitação vamos firmar uma parceria com os órgãos de saneamento de cada estado para executar as obras”, disse.
Dessa forma, o Ministério da Integração Nacional vai levar água de beber para populações ribeirinhas afetadas pelas obras. Para tanto, foi realizado um diagnóstico que mapeou as comunidades residentes em até 5 km de cada margem dos canais do Eixo Norte e Leste do projeto, além do número de moradores e as coordenadas geográficas.
Em Pernambuco, as novas instalações hídricas vão beneficiar moradores da zona rural de Floresta, Betânia, Custódia, Sertânia, Cabrobó, Petrolândia, Parnamirim, Mirandiba, Curaçá, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante. No Ceará, serão atendidas comunidades nos municípios de Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro. Na Paraíba, as cidades de Monteiro, Monte Horebe, Cajazeiras, São José de Piranhas e Miraúna.
A execução dos sistemas abastecimento de água será realizada por etapas, em sincronia com o cronograma de entrega das obras. Os empreendimentos são projetados para atender a população em um horizonte de 30 anos com infraestrutura dotada de sistema de captação da água nos canais, sistema de adução, estação elevatória, estação de tratamento, reservatório e rede de distribuição.
Projeto de Integração do Rio São Francisco – As obras físicas do Projeto de Integração do Rio São Francisco apresentam 43% de execução e empregam atualmente cerca de 4 mil trabalhadores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário