quinta-feira, 7 de março de 2013

Pernambuco não atinge meta de aprendizado adequado à série



Apenas 7,7% dos alunos do 3º ano do ensino médio na rede pública de Pernambuco têm conhecimentos adequados à série em matemática, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O índice demonstra por que o Estado é um dos quatro brasileiros que não atingiram as metas estabelecidas na educação. Alagoas, Amapá e Roraima também não têm o que comemorar nesse quesito.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (6) e fazem parte do relatório De Olho nas Metas, elaborado pelo movimento Todos Pela Educação, que acompanha os indicadores educacionais do País para cumprir cinco metas até 2021:

» Meta 1: toda criança de 4 a 17 anos na escola
» Meta 2: toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
» Meta 3: todo aluno com aprendizado adequado à sua série
» Meta 4: todo jovem de 19 anos com ensino médio completo
» Meta 5: investimento em educação ampliado e bem gerido

Os números são da rede pública de educação e são medidos pela média do resultado obtido pelos alunos na Prova Brasil, pelos níveis: para a o 5º ano, o nível mínimo em matemática deveria ser de 225 e, em português, 200; para o 9º ano, em matemática, o nível deveria ser de 300 e 275 em português.
Veja os resultados completos por município aqui e o relatório completo aqui.

Em Pernambuco, 28% dos alunos do 5º ano conseguiram aprender os conteúdos para a série em português, enquanto a meta era de 32,3%. Em matemática, o resultado foi de 23%, mas a meta era de 29,4%. O Estado tem 185 municípios, dos quais 183 foram analisados. Apenas 49, o que equivale a 26,8%, atingiram a meta em português, para o 5º ano. Na mesma série, 93 atingiram, ou seja, 50,8%.

A capital, Recife, vai no ritmo contrário ao do Estado. Todas as metas foram cumpridas no 5º e no 9º ano em português e matemática. Mais de 7% alunos do 9º ano obtiveram 275 pontos em matemática, enquanto o objetivo era de 10,5%. Em português, na mesma série, a expectativa era de 14,8% e 14,9% superaram o mínimo. (NE10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário