domingo, 10 de março de 2013

Vaticano tem clima de expectativa, mas poucos turistas circulam no local

VATICANO - A três dias do início do conclave, a expectativa predomina e poucos turistas circulam em frente à Basílica de São Pedro – local normalmente lotado, onde o papa saúda os fiéis. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que a primeira votação para a eleição do papa – no conclave, marcado para terça-feira (12) – começará às 17h. Mas os 115 cardeais estarão preparados logo cedo a partir da missa que precede o início das atividades.

A previsão é que ocorra apenas uma votação, no final da tarde. Mas o porta-voz indicou que, se não houver consenso, nos dias posteriores deverão ser feitas duas votações diariamente.

No primeiro dia, após a missa, os cardeais seguirão do alojamento para o Palácio Apostólico, depois em procissão irão da Capela Paulina para a Capela Sistina. Na Capela Sistina, eles farão o juramento – no qual se comprometem a manter sigilo sobre tudo o que ocorrer durante o período de votações. Só depois começa a votação em si.

Não há um prazo definido para duração de cada votação. Mas a expectativa é que no começo da noite seja concluída e, logo após, servido o jantar no alojamento onde ficam todos os cardeais. No dia seguinte, há o café da manhã seguido de missa e o mesmo ritual do dia anterior.

Pela manhã de hoje, 158 cardeais (dos quais 115 são eleitores) participaram da oitava reunião, denominada congregação, que precede o conclave. Os cardeais, com direito a voto, o emérito de Jacarta (Indonésia), Julius Riyadi Darmaatmadja, e o da Escócia, O'Brien, informaram que não comparecerão ao conclave.

Darmaatmadja alegou problemas de saúde, enquanto Keith O'Brien disse que sua ausência se justificava por problemas pessoais. O'Brien é denunciado por má conduta sexual em atos ocorridos há 33 anos.

Durante a reunião de hoje foi decidido que partir deste fim de semana os cardeais passarão a morar provisoriamente na Casa Santa Marta. O local é um alojamento com quartos, banheiros, refeitórios e salas para discussão, usado nos conclaves.

Fonte: Folha PE
por Roberto Murilo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário