sexta-feira, 31 de maio de 2013

A dois dias do amistoso Brasil x Inglaterra, obras no entorno do Maracanã ainda não estão prontas

A dois dias da reabertura oficial do Estádio Nacional Jornalista Mário Filho, o Maracanã, as obras do entorno, que deveriam ter sido concluídas na última segunda-feira (27), ainda não acabaram. Quem passa pelo local, mesmo que a distância, percebe a movimentação intensa de máquinas e funcionários trabalhando em ritmo acelerado. A ciclovia, que envolve todo estádio, não ficou pronta. Falta também colocar concreto em muitos metros de calçada, tapar buracos e finalizar o acabamento do piso.
Cerca de 70 mil pessoas deverão circular pela região do Maracanã no próximo domingo (2), para assistir ao amistoso entre Brasil e Inglaterra. Os torcedores que tomarem o metrô e os trens devem ficar atentos a algumas obras nas redondezas que também não foram concluídas. Quem tomar o metrô e desembarcar na Estação Maracanã, por exemplo, deve usar uma passarela que dá acesso ao estádio, mas que ainda passa por reformas. Embora seja grande, só existe uma pequena passagem para uma das entradas do estádio.
Para o bancário Aloísio Peçanha, de 52 anos, que pratica atividade física ao redor do estádio há 15 anos, o que se vê na área é "bagunça e falta de planejamento". Peçanha considera inadmissível que, na véspera da inauguração de um estádio importante como o Maracanã, as obras ainda estejam sendo concluídas. "Isso é uma vergonha para o nosso país", disse ele.
O estudante francês Hugo Danton, que visita o Rio pela terceira vez, mostrou-se surpreso ao ver que as obras do lado de fora do estádio ainda sem conclusão. "Na Europa, geralmente com um ano de antecedência, as instalações esportivas já estão prontas", observou Danton.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou segunda-feira à Fifa a área de trânsito de pedestres no entorno do Maracanã. No entanto, dois setores só foram liberados para os trabalhos há menos de um mês, porque, segundo a secretaria, estavam ocupados por contêineres de obras feitas pelo estado no interior do estádio.
De acordo com a secretaria, a ciclovia deve ser concluída ainda hoje e os últimos ajustes para as obras na região serão finalizados antes do primeiro jogo da Copa das Confederações no Maracanã, previsto para 16 de junho.
No antigo Museu do índio, localizado ao lado do Maracanã, a prefeitura também realiza uma série de reformas visando à Copa do Mundo, no próximo ano, e aos Jogos Olímpicos, em 2016. O local dará lugar a um museu olímpico. Os índios que viviam no prédio foram remanejados para uma área índigena e de proteção ambiental em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade.
As mudanças do lado de fora do Maracanã começaram no início do ano passado e custaram aproximadamente R$ 109,5 milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário