sexta-feira, 31 de maio de 2013

Yane Marques fica em 8º na final da Copa do Mundo

Yane Marques se manteve entre as primeiras colocadas a cada prova realizada  /
A pequena Níjni Novgorod, no extremo oeste da Rússia, recebeu nomes de peso do Pentatlo Moderno nesta sexta-feira (31). A cidade, a cerca de 450 km da capital Moscou, é palco da final da Copa do Mundo da modalidade. Trinta e seis pentatletas de 17 países se enfrentaram nas cinco provas do esporte (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida). O Brasil esteve representado pelas pernambucanas Yane Marques, que ficou em 8ª depois de somar 5.236 pontos, e Priscila Oliveira, 33ª (4.664).
As duas fazem parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), no Recife, e são Terceiro Sargento do Exército pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Por causa das importantes conquistas nos últimos anos, elas recebem o benefício do Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O ouro da Final da Copa do Mundo foi conquistado pela medalhista de bronze em Pequim 2008, a ucraniana Victoria Tereshuk (5.440). A campeã já havia subido no lugar mais alto do pódio da Copa deste ano na etapa norte-americana (em fevereiro, nos Estados Unidos) e foi prata na quarta qualificação (no início do mês, na Hungria). O segundo lugar ficou com a russa Ekaterina Khuraskina (5.412) e o bronze para a conterrânea de Tereshuk, Ganna Buriak (5.388), que foi ouro nas terceira e quarta etapas (China e Hungria).

“Estou me sentindo muito bem por ter ganhado aqui. Estou tão feliz. Hoje estava me sentindo muito forte e começando o combinado em terceiro, eu sabia que se atirasse bem, poderia ganhar”, conta a campeã da final da Copa do Mundo.

Ao longo do dia, Yane Marques se manteve entre as primeiras colocadas a cada prova realizada e chegou a começar o evento combinado de tiro e corrida empatada em terceiro lugar com Tereshuk, mas não conseguiu manter o ritmo ao longo das séries da última disputa. A pernambucana começou em 6º na esgrima, depois de vencer 22 duelos e conquistar 928 pontos. Priscila foi a 27ª na luta com a espada depois de 14 vitórias e 736 pontos somados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário