quinta-feira, 18 de julho de 2013

25 mil toneladas de milho serão entregues no Sertão a partir de segunda-feira (29)


25 mil toneladas de milho serão entregues no Sertão a partir de segunda-feira (29)
As 25 mil toneladas de milho destinadas a Pernambuco para a alimentação do rebanho começam a ser transportadas para os polos do Programa Venda Balcão Especial. O grão estará disponível a partir de segunda-feira (29), nas unidades de armazenamento, mantidas pelo Governo do Estado, nos municípios de Afogados da Ingazeira, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, no Sertão, além de Garanhuns, no Agreste Meridional.

O termo de cooperação que viabiliza a distribuição de 25 mil toneladas do grão será assinado às 10h desta quinta-feira (18), no Porto do Recife, pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos, pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues. Também estará presente o presidente do Porto do Recife, Rogério Leão.

O milho vai atender aos criadores afetados pela estiagem prolongada que poderão adquirir a saca de 60 quilos ao preço subsidiado de R$ 18,12, valor 60% abaixo do praticado no mercado.  “Todo o dinheiro pago pelos compradores será destinado ao pagamento da operação e logística – armazenamento, transporte, ensacamento, para que o milho chegue aos polos de comercialização”, explica o secretário Aldo Santos. Demais municípios do Sertão, Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco continuam sendo abastecidos pelos estoques da Conab nos polos de Recife, Caruaru, Arcoverde, São Beto do Una, Bom Conselho, Itaíba e Sertânia.

Desde que a operação foi iniciada, em maio de 2012, Pernambuco já recebeu 42,5 mil toneladas de milho, para ser comercializadas com os produtores atingidos pela estiagem. Aldo Santos ressalta que para melhorar a logística de venda do milho, diminuindo as distâncias e os custos com transporte, o Governo do Estado aumentou o número de unidades de comercialização. “Pernambuco só contava com dois polos para atender aos produtores – um em Recife e outro em Arcoverde – e, atualmente, conta com 12 polos espalhados pelo Estado para facilitar a distribuição”, destaca o secretário.

Assunto: Programa Venda Balcão Especial
Data: 18 de julho de 2013 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Porto do Recife
Endereço:     Praça Comunidade Luso-brasileira, Nº 70, Porto do Recife (próximo ao Forte do Brum) – Bairro do Recife - Recife/PE

Assistência ao rebanho – Outras duas linhas de ação para ofertar alimento para os rebanhos foram implantadas pelo Governo do Estado dentro da Operação Seca. Um delas, a distribuição de cana-de-açúcar destinou 64 mil toneladas de cana para alimentar o rebanho. Para a compra, corte, carregamento e transporte, foram investidos R$ 5,7 milhões, beneficiando 65 municípios, atendendo a 1,1 milhão de bovinos. Oito polos de distribuição de cana-açúcar foram criados para facilitar o acesso dos criadores. As unidades funcionam nas cidades de Surubim, Caruaru, São Bento do Una, Garanhuns, Bom Conselho, Itaíba, Pesqueira e Arcoverde. Em breve entrará em funcionamento polo de Bodocó.

O plantio de milho forrageiro para a produção de alimento volumoso foi alternativa executada para atender aos produtores. Inicialmente foram implantados pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), 140 hectares de milho irrigado, resultando na distribuição de 4,5 mil toneladas de forragem de milho para os municípios de Lagoa Grande, Petrolina, Afrânio, Ouricuri, Bodocó, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Parnamirim, Orocó, Cabrobó e Terra Nova.

O polo de Petrolina está em fase de replantio com mais 140 hectares, além da produção no município de Cedro com 50 hectares irrigados para atendimento aos demais municípios do Araripe - Exu, Moreilândia e Granito -, integrantes da bacia leiteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário